11º Dia: Salar de Atacama e Lagoas Altiplânicas

10º Dia: City Tour em San Pedro, Vale da Lua e Vale da Morte
outubro 27, 2014
12º Dia: Geisers del Tatio, Machuca
outubro 28, 2014

A proposta de hoje era conhecer o Salar de Atacama e as lagoas altiplânicas. A guia que nos acompanharia logo se mostrou muito atenciosa, seu nome Todi. A menina era uma Wikipédia ambulante e nos forneceu informações muito interessantes. Pelo caminho avistamos vários vulcões além do Licancabur, inclusive um que está em atividade o Lascar que em quechua significa língua de fogo,  é um vulcão com 5.592m altura até o seu cume. Suas duas últimas erupções foram  em 1993 e em 2006. E ainda hoje, de sua cratera, expeli uma coluna de fumaça que pode ser vista desde San Pedro de Atacama, que encontra-se a 155Km de distância.Soubemos que o Chile é o país com 10% dos vulcões do mundo e que eles eram vistos como sagrados para os povos.

A primeira parada, povoado de cerca de 500 habitantes o Toconao, que significa, lugar de pedra. Diferente de San Pedro suas casas são feitas de rochas vulcânicas chamada liparita A igreja do lugar que foi reconstruída depois de um terremoto tem o campanário a sua frente, para proteger a igreja, seu santo protetor, São Luca.Os santos do altar tem roupas e cabelos,e se pareçam com bonecos.

A seguir chegamos ao Salar de Atacama,que é o maior deserto de sal do Chile.è onde fica a maior concentração de lítio do país.  Como parte dele está a Reserva Nacional Los Flamencos, onde muitos flamingos e outras aves  aninham e alimentam-se nos seus “olhos d’agua” como a lagoa Chaxa. As três espécies que podem ser vistas de perto são o flamingo andino, e chileno e o de James. Conseguimos avistar bem os flamingos mas soubemos que sua população vem diminuindo pela escassêz de comida, resultado da exploração humana, claro.

Para irmos nos acostumando à altitude paramos em outro povoado, Socaire, com 400 habitantes. Duas particularidades, a igreja de São Bartolomeu, e as plantações em degraus que muitos dizem ser uma herança inca.

Subimos para as lagoas altiplânicas que estão a aproximadamente 4200 ms de altitude. A primeira que avistamos foi Miscanti que é a maior. Suas águas são salobra mas o solo é salgado. Perto delas vemos muitas vicuñas, um animal parecido com lhama mas de pelo curto. A imagem é de encher os olhos, lindo demais!

A outra lagoa é a Miñiques, menor mas não menos importante, pois em sua superfície pássaros raros fazem seus ninhos, como o Tagua Cornuda .

Descemos e paramos para almoçar e pela primeira vez na vida tomei uma sopa na hora do almoço. Voltamos para a cidade e fomos matar a vontade de tomar um sorvete, ou helado, de uma fruta local chamada rica rica. Recomendo, é mui rico.

 

6 Comentários

  1. Bruna disse:

    Nossa que lugar animaaaalll!
    viram alguma miragem? rsrsrs

    • Fabio disse:

      Durante a viagem pelas cordilheiras víamos aquela coisa meio nebulosa que aparece nos filmes. Mas essas lagoas no meio do deserto parecem miragem mesmo, só falta a tenda e os eunucos abanando…

  2. Andre Pina disse:

    Lugar fantastico estou me preparando para esta aventura.

    Logo logo vou eu e a esposa.

    Abraços e boa trip

    • Fabio disse:

      Obrigada, André.Vem sim, aqui é tudo muito lindo. Precisando de dicas, estamos aprendendo muito nessa viagem.

  3. Felipe disse:

    Linda as fotos! Que lugar maravilhoso. Da vontade de fazer essa viagem, mas de carro. Nada de motoca pra mim!