Explorando a Serra do Mar 03/2016

Passeio decidido meio sem pretenção, ficamos no vamos-não vamos mas acabou saindo.

A proposta era desestressar. Convidamos nossos fieis parceiros, a Rê e o Mô que também precisavam dar um reset.

Saímos pela rod Castelo Branco até Sorocaba. Depois passamos e fomos até São Miguel Arcanjo. De lá pegamos a estrada parque que fica dentro do parque Carlos Botelho. O parque é bacana, muito bem cuidado. Nele diversas trilhas podem ser exploradas com o auxílio pelos guias do parque. Vale a pena conhecer. A estrada parque desce a serra do mar pela Serra das Macacas. É natureza pura e muito bem preservada. Chegamos em Sete Barras e de lá pegamos a Rod Régis Bitencourt próximo a Registro. Paramos para almoçar em um posto Graal super bom que tem ali e seguimos pra Curitiba.

Chegamos em Curitiba na hora do rush e seguimos direto para o hotel que escolhemos por ser perto da estação ferroviária, o hotel Lizon. O hotel é gostosinho e optamos jantar lá mesmo pois o dia seguinte começaria bem cedo. O restaurante do hotel tem uma comida gostosa, com apresentação primorosa e ainda tem um praço bom.

No dia seguinte o Fábio e o Moisés sairam logo às 6 hs para embarcar as motocas no trem que pegaríamos para descer a serra do mar até Morretes. Voltaram para o café da manhã e seguimos à pé até a estação ferroviária. A empresa que administra esse passeio é a Serra Verde Express, mas é preciso agendar, e pagar, com antecedência pois só 4 motos são embarcadas. Eles oferecem diversas opçoes mas nós escolhemos o camarote para 4 pessoas. Quando chegamos vimos que não havia sido uma boa escolha, pois ficaríamos apertados. A senhora que cuidava do vagão nos sugeriu ocupar um outro camarote caso algum ficasse vazio e acabamos mudando para um de 8 pessoas. O local é todo de madeira com lambris encerados e arandelas de metal. Poderia estar melhor conservado pois o nosso tinha um buraco sinistro na madeira. Mas tinha seu charme. Durante a descida vamos passando por algumas ruínas e pontos com curiosidades histórica como a cruz onde 5 pessoas foram assassinadas durante um conflito entre os estados do sul.Em determinado local o trem faz uma curva suspensa em um precipício que nos dá a impressão de estarmos voando.Em outros bate uma preguiça naquele sacolejar ritmado...

Chegamos a Morretes e fomos à Pousada Casas Di Monte deixar nossas coisas.Ela fica um pouco afastada mas o lugar é lindo, muito bem cuidado, com chalés confortáveis e atendimento gentil.

Fomos almoçar o famoso barreado com seqüência de frutos do mar no restaurante Villa Morretes que fica à beira do rio e é muito charmoso, mas cone-se demais, aiaiai....

Demos uma caminhadinha pela cidade e voltamos à pousada. O dono gentilmente nos ofereceu um café fresquinho com bolo da fubá e uma boa prosa.

Acordamos cedo e demos uma volta pelo terreno da pousada, uma pena não dispormos de mais tempo para aproveitar o local. Então após o café pegamos estrada pois a proposta era voltar por outra estrada na serra do mar, subimos a serra da Graciosa e depois pegamos a serra de juquiá ,foi uma verdadeira exploração dos caminhos da serra do mar.

A viagem de volta foi cansativa mas voltamos renovados.

DADOS E DICAS

997 km de astalto

Hotel em Curitiba - Lison Hotel

Pousada em Morretes- Casas di Monte Pousada

Passeio de Trem - Serra Verde Express

Restaurante em Morretes - Villa Morretes

MAPA

  FOTOS