Cananéia 09/2014

Estávamos na preguiça de sexta feira, depois de uma semana dura, quando nossos amigos Moisés e Renata vieram com a proposta, ir até Cananéia via praia de Ilha Comprida.
Marcamos para sair às 9 hs. Pegamos a Rod dos Imigrantes, Rod Pedro Taques, Régis Bitencourt e dela a Rod Casemiro Teixeira até a cidade de Iguape. Iguape é a prima pobre de Paraty. Com o casario antigo mas a conservação deixa a desejar. Mas é bonitinha…
Almoçamos no Restaurante Panela Velha, o lugar é charmoso, a comida gostosa, mas o preço salgadinho…
Atravessamos a ponte para Ilha Comprida e seguimos a avenida beira mar até o fim. Antes de entrar na praia, uma parada no bar do Adauto, que sabe tudo sobre marés, para checar se é seguro ir pela praia. Entrar na praia foi meio tumultuado, as garupas tiveram que dar uma forcinha para as motos atravessarem o areião. Depois é só alegria… areia batida, “vento na cara”, mar de um lado, dunas do outro. São 30 km de praia. Outro areião na saída e uma estradinha de terra até a balsa que nos levou à Cananéia.
A cidade de Cananéia é bem simples. algumas casas antigas que estão sem muita manutenção.

Ficamos hospedados no Hotel Marazul, que tem uma estrutura bacana mas falta capricho e atualização. Os quartos são amplos, mas o mobiliário á antigo e de má qualidade. os banheiros tem bom chuveiro mas com box de acrílico e pia minúscula. Café da manhã deixa a desejar também. Uma pena pois a localização é ótima, de frente para o mar e com uma área de piscina boa. Fica a dica para os administradores…
Saímos para jantar e tivemos dificuldade de encontrar onde. Em pleno sábado à noite as duas pizzarias estavam fechadas … Acabamos descobrindo um café restaurante antiquário que é uma graça, com atendimento atencioso e boa comida. Meio caro mas vale a experiência. Chama Caminhos da Mesa. Recomendo. Dormimos até acordar, sem hora pra nada. Isso é bem raro. Tomamos café e fomos dar um passeio pela cidade.

Decidimos voltar por um caminho inusitado, mas afinal, de moto quanto mais longo e tortuoso o caminho, melhor. Seguimos Via Juquiá até Sorocaba.Saindo de Cananéia seguimos pela SP 226 passando em Pariquera-Açu até a BR 116 que nos levou até Juquiá .Em Juquiá pegamos a SP 079 passando em Tapirai e chegando na Castelo Branco ,essa estrada é o charme do trajeto,pois subimos a serra do mar serpenteando pela floresta com uma parada para almoço no Restaurante Cabeça da Anta, bem no meio da serra.
Chegamos em casa cansados mas com a alma lavada por um final de semana bem agitado.