Rio Claro- vôo de planador- -7/2016

No planejamento da viagem ao Ushuaia que faremos em outubro, estava testar os novos equipamentos para irmos nos familiarizando com eles além de testá-los. A viagem de hoje serviria para testarmos as novas roupas da Alpinestar (conjunto valparaizo). Precisaremos de uma roupa versátil, pois sairemos daqui com calor, depois enfrentaremos temperaturas muito baixas. E essa variação de temperatura aconteceu hoje. Saímos com um friozinho de 10 graus e lá pegamos 30 graus de temperatura. A roupa se comportou super bem, atendeu nossas necessidades com praticidade. Recomendamos.

Voltando à viagem, encontramos com nossos fieis escudeiros, o Moisés e a Renata e seguimos pela Rodovia Bandeirantes, que por sinal está perfeita, asfalto liso, sinalização perfeita e mato que beira a rodovia todo aparado. Parabéns à concessionária.

Da Bandeirantes pegamos a Washington Luis e logo chegamos à Rio Claro. Viagem muito tranquila.

O Mo e a Re foram visitar a vózinha que completava 95 anos e nós esperaríamos por eles no aeroporto.

Ainda não tínhamos certeza deque faríamos o vôo de planador, dependeria das condições de vento, das térmicas e,…da nossa confiança no pessoal. Inicialmente parecia que o tempo não iria colaborar mas no final acabou “rolando”. A organização do vôo é muito responsável, começa com um briefing com todos os envolvidos no vôo. Depois fomos ao hangar buscar o planador , o rebocador e o jipe que levaria tudo isso para a pista. O processo se dá da seguinte maneira, o rebocador está ligado ao planador por uma corda. Ele eleva o planador e o leva até um local onde haja condições de vôo. Nesse momento o planador solta a corda e passa a voar pelas térmicas, que são uma espécie de cones invertidos que levam o ar quente da terra para o céu e é nele que o planador sobe, girando e circulando o “cone”. Além disso usa suas asas, que são bem grande, e um conjunto de flaps que servem de freios ou impulsionadores de planador.

Antes de embarcar colocamos um paraquedas para qualquer emergência…Ui…

O vôo é tranqüilo. Eu sofri um pouco com o calor pois estava muito agasalhada. E o sol lá em cima castiga, acho que estamos mais pertinho dele. O Fábio sofreu com os rodopios nas térmicas. Ficou mareado, ou seria “areado”?

A empresa que voamos foi a SDRK clube de vôo à vela (019-35242646 com Emídio). O nosso piloto foi o Thiago São Pedro. Valeu, Thiago!

Saindo de lá almoçamos numa churrascaria que foi uma grata surpresa, a Churrascaria Caçador.

Muito boa, tão boa que a volta foi sofrida….

MAPA

mapa Rio Claro

FOTOS

IMG_0032 IMG_0100 IMG_0101 IMG_0104 IMG_0106 IMG_0108 IMG_0109 IMG_0111 IMG_0117 IMG_0119 IMG_0126 IMG_0132 IMG_0136 IMG_0137