14º Dia: Calama, voltando

13º Dia: Mão do Deserto, Antofagasta
outubro 29, 2014
15º Dia: Purmamarca
novembro 1, 2014

Hoje começamos a voltar! Como não vimos nada de Antofagasta ontem optamos por um caminho diferente. Iríamos contornando a costa até Tocopila, para então pegar outra estrada para Calama.

Antofagasta vive um boom econômico, resultado da exploração das minas de cobre, que transformaram o Chile o maior produtor de cobre do mundo. Não sei o impacto ambiental que isso causará.

Conhecemos alguns atrativos da cidade, o estádio de futebol, as ruínas de Huanchaca, praias vistas da costeira, Portada , praias de Mejillones.

Seguimos contornando o litoral e é muito doido ver o deserto chegando até o mar…As cidadezinhas, ou pueblos como eles chamam, são muito simples. Vivem da pesca e da mineração. Mas por mais simples que seja o lugar sempre se vê sinais de sua religiosidade e patriotismo, há sempre um santo, uma cruz, uma bandeira do país. Também vimos isso na Argentina. Acho que é isso que falta a nosso povo ultimamente, uma religião que lhes dê um norte e uma pátria que dê orgulho… Mas isso é outra conversa.

Chegamos a Tocopila, que é outra cidade muito simples, onde almoçamos rezando para que a comida não nos desse nenhum revertério. Depois, foi deserto no seu real sentido, nada por todos os lados, até chegar a Calama. Ficamos no Calama Park Hotel. É um hotel muito bom, luxuoso até no lobby e no restaurante, mas o nosso quarto não tem ar condicionado e o chuveiro é muito ruim e isso faz diferença depois de uma viagem dura…

 

 

1 Comentário

  1. Moises disse:

    E esse love ai no pacífico hein ?!?!?! Com direito a dedo inflamado e perna roxa.
    bjs
    Mo e Re