O dia começava com um passeio diferente. Embarcaríamos em uma Maria Fumaça para um passeio que nos remeteria ao passado, à imigração, aos primeiros e bravos colonizadores de nosso país.
Chegamos à estação ferroviária onde um a linda locomotiva já nos aguardava. Vimos que havia a possibilidade de nos caracterizarmos, como os primeiros imigrantes italianos que aqui chegaram. O Fábio ficou um Thiago Lacerda em “Terra Nostra” perfeito, eu tentei esconder a franjinha mas acho que não colou muito. Fomos na maior cara dura para o meio da estação tirar as fotos, as fotógrafas eram muito simpáticas então foi muito divertido. Finalizado o ‘show’, participamos de uma degustação de vinho (às 9:00 da manhã) e embarcamos.
A viagem foi uma delícia. O barulhinho do trem, o apito, as paisagens… Ainda tivemos algumas apresentações na viagem, dançamos, cantamos, assistimos a um casal cômico.Tivemos uma parada em Garibaldi, com mais shows e degustação(aqui tomamos suco de uva). Ao chegar à estação, em Carlos Barbosa, o passeio terminou com mais uma cantora incrível e pegamos um ônibus de volta à Bento Gonçalves.
Na chegada fomos convidados à assistir a uma apresentação no Parque Temático Epopéia Italiana. O parque foi uma homenagem dos Giordani aos bisavós, que valentemente vieram para o Brasil quando acabou a escravidão. Toda a história da vinda desses imigrantes, O Lázaro e a Rosa é contada pelo suposto Lázaro no meio de um cenário. Muito emocionante, uma estória de sonhos e sacrifícios, mas também de realização. Tudo finalizado com mais vinho. Em São Paulo tudo acaba em pizza, aqui tudo acaba em vinho!
Tínhamos que conhecer o vale dos vinhos, apesar de não sermos bons bebedores. Resolvemos almoçar em uma Vinícula que haviam nos indicado, a Casa Valduga . O local é muito lindo mas o restaurante estava fechado. Fomos procurar onde almoçar e acabamos parando em um lugar chamado Giordani Gastronomia Cultural. A comida oferecida vem em forma de rodízio, de antepastos, pastas, saladas e grelhados. Começamos a conversar com o dono e descobrimos que ele é bisneto dos primeiros Giordani e que aquele lugar que estávamos foi onde os seus bisavós, o Lázaro e a Rosa, tiveram sua primeira propriedade.
Saindo do almoço demos um rolé pelo caminho das pedras, que é em uma estradinha muito bonita mas não tem nada de mais. Depois, hotel descansar um pouquinho, foi o primeiro dia que demos essa paradinha, e foi bem vinda…
1 Comentário
Muito legal o casal “Mateo e Giuliana” tupiniquins. Bacana o passeio de trem e surpreendeu o fato de Bento Gonçalves ser uma cidade comum. Sempre achamos que fosse um lugar charmoso. Bjs. Mo e Re.