Salesópolis- julho/14

O céu hoje  pedia um passeio de moto. Saímos em direção à Salesópolis para conhecer um lugar que eu tinha curiosidade há bastante tempo, a nascente do Rio Tietê, de quem judiamos tanto na nossa cidade.

Pegamos a Rod. Ayrton Senna e na saída 83 pegamos a Rod SP 077 e andamos 31 km até Salesópolis. Essa é uma estradinha cheia de curvinhas, bem gostosa.Chegamos a já esperada praça da igreja matriz. A igreja surpreendeu no interior, muito bonito e bem cuidado. Daí pegamos a Rod. Prof. Alfredo Rolim de Moura que nos levaria até o Parque da Nascente do Rio Tietê. Nessa rodovia tem alguns restaurantes e paramos para conhecer o Senzala. O dono do local, o João, nos recepcionou e deu uma verdadeira aula de história. O casarão do local serviu de "base" para os comerciantes de escravos e outras mercadorias, que subiam a serra vindo do porto de São Sebastião. Ali descansavam e recuperavam as forças para aguentar a rota que fariam com os tropeiros de cerca de 120km, expostos a animais selvagens e índios canibais   (Tamoios) até chegarem a seu destino no vale do Paraíba. Mas quem conta bem essa história é o João e também sobre o destino dessa casa que está em sua família há 4 gerações. Prometendo voltar para o almoço nos despedimos e seguimos para o parque.

Pegamos uma estradinha de terra e andamos 6 km até a entrada do parque. A nascente fica bem próxima à entrada e um guia nos deu mais uma aula, mas dessa vez de consciência ecológica e cidadania. è muito interessante ver que aquilo que parece um pequeno filete de d'agua, ter uma vazão tão grande, cerca de 2900litros por hora e transformasse nesse rio enorme que conhecemos tão bem aqui em São Paulo.

Como combinado almoçamos no Senzala, e aí fica a dica, chegue cedo. Nós chegamos às 13 hs e almoçamos tranquilamente mas às 14 quando saímos as pessoas já não conseguiam mais entrar.

Na volta chegamos a dar um pulo na represa do Aterro que é bem bonita mas está com o nível bem baixo.

Voltamos por Mogi das Cruzes e pegamos a Ayrton Senna lá na frente e depois, surpresa, o Rodoanel Setor Leste já estava inaugurado e pudemos então chegar à Rod. Régis Bittencourt, onde moramos, sem pegar nenhum semáforo. Mérido do nosso governador, valeu Geraldo Alkmin!

 Mapa da viagem

salesópolis

Dados e Dicas:

Distância: 350km ida e volta ( sendo 26km de terra)

Onde ir:

Parque Nascente do Rio Tietê

Represa do Aterro

Praça da Igreja Matriz

Onde Comer:

Restaurante Senzala
julho 7, 2014

Fotos Salesópolis